Pop Super-Humano

Publicado: 13/11/2006 em Uncategorized

Frame do clipe “Bicho Estranho”, da Homem do Brasil

O pop não precisa de reinvenção ou salvação. Ele precisa que novas bandas respirem e transpirem para levar um pequeno grão de sentido à vida das pessoas que se entopem em ônibus, metrôs e automóveis, em busca de combustível para sua família e sua alma. Não pedimos muito às bandas, apenas que destilem nossa miséria e alguma esperança no rádio. E é por isso que ontem presenciei uma cena única e, ao mesmo tempo, tão banal: a banda fazendo o povo dançar na praça, na avenida.

A praça era a Alameda das Flores, reduto de ongs da avenida Paulista. A banda, grave bem, chamava-se Homem do Brasil. Não diga que eu não avisei.

Com um propósito mais que sublime, a Homem do Brasil quer ver as pessoas felizes. Musicalmente, o grupo tem mais que competência pra isso. Filosoficamente, então nem se fala: uma pequena passada pelo site ou pelo blog dos caras é o suficiente para que Lair Ribeiro & Cia. fiquem no chinelo.

Presença de palco é o que não falta, e a HDB (não confundam com RBD) sabe como conduzir a festa. E faz aquela mistura que funciona bem o suficiente pra refrescar o pop rock como poucas bandas no cenário atual, sem precisar apelar para música atonal ou qualquer tipo de estranhamento aos ouvidos humanos ocidentais. Exemplos: Um interessante cruzamento entre “Balada do Louco” e mantras indianos; uma versão blues garageira de “Índios”, do Legião, que começa baixinho e explode em rock and roll.

As músicas próprias (e eles estão indo para o quarto CD) são pérolas prontas, do tipo que contenta grandes rádios e faz a gente assobiar sem culpa. Daqui a algum tempo, pode escrever, você vai cantar “Sou super-humano, sou, sou, sou” na primeira vez que ouvir essa canção. Foi o que aconteceu ontem com crianças, moleques, senhorinhas, madames de salto alto e poodle e outros tipos que perambulavam pelo domingo pseudo-ensolarado dessa metrópole que, naquele momento, não era mais triste.

“Eles são famosos?”, perguntava uma menina atrás de mim. Ainda não, querida. A Homem do Brasil está com CD no forno produzido pelo Rick Bonadio. E eu passei o show inteiro me perguntando porque é que ele ainda não soltou logo o álbum desses caras!

www.homemdobrasil.com.br

comentários
  1. Tat disse:

    sabe que eu gosto disso?

  2. Karina Bueno disse:

    Ana,Não conhecia esse grupo, preciso ouvir… o visual do site é lindo! Amei!

  3. Luciana disse:

    É engraçado como é fácil “apertar o botãozinhos” da felicidade e do amor que existe dentro de cada um de nós!E vou dizer, a HDB sabe muito bem onde é esse botãozinho!!!Viva a boa música!

  4. Anonymous disse:

    baterista canhoto com performace de destro sei o que é isto , adorei!!!!!!!!parabéns Gui Vitali

  5. Mel no Mundo disse:

    Putz… essa banda veio fazer a diferenca meeeeeeeeeesmo… A cada show sinto a emocao que me tocou quando os vi pela primeira vez no palco do Pao Music no Parque do Ibirapuera! Eh isso ai galera! Meus amores… meu amado!!! Vamos qua vamos neh? Saudades! E que continue sendo TUDO DE BOMMMMM! Com amor! Mel

  6. Wagner disse:

    O novo homem está chegando. E ele estará ouvindo e sentindo HDB.Zorba e Buda, Único.Que continuem espalhando a boa nova.

  7. Anonymous disse:

    Sou carioca (engenheiro/músico),e fiquei feliz em ver que nem tudo está perdido.Que existem coisas boas prá se ouvir,e o “HDB”é a prova disso,unindo,letras inteligentes,com boa musicalidade,e transcendendo ao espíritual.Já fiquei amigo da banda,e lógico,faço parte do fã-clube.Beijos,Ayub Tawasne…

  8. Ouvir a Banda Homem do Brasil, é correr o risco de se transformar!A música deles faz tudo ficar mais luminoso, mais colorido!Uma alegria e paz imensa preenche meu coração a cada show que assisto! A musica deles exerce um efeito serotonina incomparável!Conheci a banda no show do Ibirapuera, e de lá prá cá, não perco mais nenhum show!Amo essa banda de coração!Rô

  9. Anonymous disse:

    Ana ,somos fãs da banda há muitos anos, agora também somos suas fãs.Você conseguiu descrever exatamente tudo o que pensamos e nos questionamos a respeito da banda.Eles possuem:talentofilosofia própriapresença de palcomusicalidadeinteligenciacarismaprofissionalismo e muito mais…É bom saber que alguém do ramo pensa como nós e quem sabe , nos ajude a desvendar o mistério de :”PQ ainda Não soltaram esse CD e eles não estão bombando nas radios????”Incrível como vc conseguiu colocar em palavras oq pensamos, Valeu!!!Paty e Cynthia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s