Memórias selvagens

Publicado: 13/12/2006 em Uncategorized


O Instituto Memória Musical Brasileira está organizando uma discografia básica da música do nosso país de uma forma muito bacana: cada semana, eles colocam no site do instituto um álbum pra ser votado pelos próprios internautas, que decidem se aquele pacote de músicas de um determinado artista (que já se chamou vinil, depois CD e, agora, MP3) deve ser considerado em um tratado musical desse porte.

O mais bacana, no entanto, não é simplesmente a democracia de interferir em uma decisão dessas e, sim, de saber um pouco mais sobre as obras. Os caras não simplesmente jogam o disquinho lá pra você clicar num botão. Rola uma interferência com opiniões de alguns bam-bam-bans do meio, além do parecer do Instituto, claro (objetividade jornalística é que nem chifre, caro leitor, colocaram na sua cabeça e você é que não tirou mais) e a oportunidade de ouvir as canções. Ou seja: há a intenção de um voto consciente.

“Secos & Molhados”, “Amoroso” e “Samba Esquema Novo” já foram aprovados. O “au concour” foi “Elizeth Cardoso/Zimbo Trio/Jacob do Bandolim/Época de Ouro”, com 100% de votos sim (não tem nem graça). E, por enquanto, o único que ficou de fora foi “Selvagem”, dos Paralamas, com mais de 61% dos votos contra, no mesmo ano em que esse e outros álbuns do rock brasileiro oitentista completam 20 anos de idade (e são incensados pela mídia em geral).

Instala-se aí a polêmica, talvez? O mundo pop definitivamente precisa ser desvinculado dos grandes clássicos? Ou seria melhor criar uma discoteca básica pop separada de uma memória mais apurada? Aliás, será que dessa vez o Brasil vai conseguir ter uma memória?

Quer votar? Essa semana, quem concorre é “Nervos de Aço” (1973), Paulinho da Viola:http://www.jornalmusical.com.br/detalheDiscografia.asp?iidMidia=5425

comentários
  1. Tat disse:

    Elizeth Cardoso, Zimbo Trio, Jacob do Bandolin.. vamos combinar: o pop (muito menos o Paralamas!!! )nao tem a mínima “envergadura moral” pra ser colocado na mesma discografia.É outro mundo num mesmo país.

  2. Giul Martins disse:

    selvagem? nem a pau pra uma discografia da música brasileira, se for assim, tem que ter o língua de trapo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s