Lirismo sob um apito de navio

Publicado: 04/05/2007 em Uncategorized

Björk lança amanhã seu novo álbum “Volta”, que, como bom álbum dos anos 2000, já foi ouvido por muita gente via internet – incluindo essa blogueira que vos fala, afinal, não precisamos de credencial, certo?

E, dessa vez, o difícil vai ser usar clichê. A começar pelo “A esquimozinha”. Naaaaa. Esquimós não ouvem apitos de navio ou brados de seres da floresta reunidos em círculos e o seu bater dos pés no chão duro da terra. Há pianos na Islândia? Há gnomos, bem sabemos.

Para quem curtir sonoridades um tanto quando obtusas, recomendo o my space da artista onde você poderá encontrar quatro ótimas canções novas: “Earth intruders”, variação sobre o mesmo tema de “Human Behavior” (apesar de ainda achar essa melhor), “Wanderlust” (lirismo sob um apito de navio), “Innocence”, canção que ferveu nas mãos do produtor Timbaland pra ferver brevemente pelo mundo; e “I See Who You Are”, a Björk de sempre, um tanto quanto mais sensual, mais lânguida, sincopada em sua métrica indefinível.

O ocidente tal qual nós conhecemos fez bem à artista. As canções estão mais circulares (volta?), mais decifráveis aos nossos corações. Não ouso usar o clichê “maturidade”. É mais uma conciliação entre o que Björk gostaria de comunicar e como finalmente conseguimos ouvi-la. Também não é “pop”. Apesar de eu achar que velhinhas e crianças bem que poderiam gostar de algumas canções.

Por ora, destaco “Dull flame of Desire” e “Hope”, além das já citadas. Ah! E não sou louca de achar que o álbum inteiro cabe num post rápido-rasteiro como esse.
Anúncios
comentários
  1. chien andalou disse:

    …existe (remota) previsão de show dela pelo “Brazil”? rsParabéns pelas matérias!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s