A metrópole virou mangue

Publicado: 06/02/2010 em Uncategorized

Uma jukebox estilo Funhouse, a parede infestada de cartazes de shows como no Studio Sp, um ambiente kitsch como muitos dos cultuados bares do baixo-Loca. O que é referência, o que é influência? Essa é a pergunta que permeia de forma extremamente saudável a Ocupação Chico Science, no Itaú Cultural. Longe de focar um único mito, a exposição traz ao visitante um conceito de criação coletiva fundamental ao movimento mangue beat.


Uma bem-aventura mistura de Museu da Língua Portuguesa (porque do pensamento se fez palavra, além de música) com Rockers (porque a atitude presente na imagem também se fez mito), Ocupação apetece os fãs com um incontável arsenal de registros,desde fotos emblemáticas, cartazes de shows históricos – como a abertura de um show do Nick Cave -, a inesquecível indumentária de Maracatu Atômico e até um espaço para que o visitante seja fotografado no melhor estilo Manguetown. Ah, e claro: credenciais, muitas credenciais 🙂


O espaço surpreende, no entanto, por uma bagagem extra e muio bem-vinda que conta com artistas plásticos contemporâneos e posteriores ao movimento, um túnel poético de dadaísmo recifense e com uma estante singela porém fundamental de livros que permeiam toda uma geração de caranguejos carregados de munição poético-filosófica.


Assim, é possível transcender o simples (não pequeno) ícone Chico Science e enxergar todo um cardápio de manifestações artísticas, algumas já um tanto enraizadas na megalópole paulistana, e outras que abrem perspectivas interessantes. Independente do tanto que “Da Lama ao Caos” faça sentido pra você, Ocupação vale a pena por mostrar o quanto o mangue já virou metrópole, e a fatia da metrópole que está disposta a virar mangue.

comentários
  1. thiago roque disse:

    a exposição é do caralho. dá pra sentir a vibe criativa que fez do movimento exemplo para a música brasileira e mundial.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s